Milagres e exorcismo_1

Os judeus eram exímios em milagres. Sem exclusivo, gozavam de larga experiência no ramo com peritos conceituados como os profetas Elias e Eliseu e o próprio Moisés.

Melhor em curas só Asclépio, também conhecido por Esculápio, com vários templos espalhados pela Grécia onde era deus e curandeiro, tão famoso que ainda hoje empresta o nome aos médicos. Perdeu-o, diz a lenda, a mania de ressuscitar mortos, tendo-o Júpiter fulminado a pedido de Plutão que temia que os seus reinos – os  Infernos –, se despovoassem.

No tempo em que Jesus nasceu, além dos milagres estavam em voga os exorcismos, imprescindíveis para expulsar demónios que procuravam o corpo dos humanos como as bactérias o intestino.

Foi nessa cultura que Jesus nasceu, quando o demo ainda não se afligia com o sinal da cruz nem se deixava intimidar com água benta. Temia os profetas e estremecia com o aramaico como mais tarde havia de fugir dos padres, da cruz e do latim.

Jesus seguiu cedo a carreira de pregador e ofícios correlativos – milagres e exorcismos.

A cura de um possesso em Cafarnaum tornou-o conhecido e em breve outros vieram para que os curasse e ele curou. À Galileia chegaram possessos de Jerusalém,  da Judeia, da Idomeia, de além-Jordão, de Tiro e de Sídon e a todos ele curou.

Jesus expulsou inúmeros demónios, incluindo sete alojados em Maria Madalena, sendo-lhe mais difícil contá-los do que espantá-los.

Isaías profetizou que os leprosos seriam curados, os profetas acertam sempre, e Jesus curou os que lhe apareceram na consulta. Tempo viria, mas Jesus não sabia, em que as sulfonamidas, os antibióticos e a higiene erradicariam a doença.

O Vaticano já não adjudica milagres em leprosos, por falta de doentes, na Europa e na América latina, regiões privilegiadas na agenda das canonizações. É mais eficaz um médico de segunda do que a intercessão através do cadáver de um padre do Opus Dei ou de um mártir que na guerra civil de Espanha tivesse tomado o partido de Franco.

Hoje, perdido o caldo de cultura onde medravam Deus e o Diabo, restam famintos que estrebucham e rolam pelo chão em locais recônditos de países pobres onde os padres com a cruz e o hissope enxotam demónios, em latim, sem sacrificar porcos como Jesus soía.

Jesus foi pioneiro a atravessar a pé o mar da Galileia a caminho de Gerasa, para quem acreditaem Marcos e Lucas, ou de Gadara,  para quem prefere Mateus. Talvez soubesse o caminho das pedras mas o feito ainda hoje é debitado nas homilias para gáudio dos crédulos e proveito dos oficiantes.

Depois de morrer, Jesus apareceu ressuscitado a Pedro, depois aos Doze, mais tarde a mais de quinhentos, depois a Tiago, a seguir a «todos os Apóstolos» e, em último, ao próprio Paulo. Hoje, só a Virgem se desloca em viagens de propaganda e manifestações de piedade.

Comentários

Carlos Fonseca disse…
Em tempos que já lá vão, nos três dias que antecediam a festa em honra de N. Sra. do Rosário daquela pequena vila do Baixo Mondego, vinha um afamado pregador, de longas barbas, que do alto do púlpito espalhava a "palavra do Senhor".

Cá em baixo, sob o púlpito o "Zé das Cabras" não falhava uma pregação.

Houve um ano em que o pregador dizia "...e ouvi meus irmãos, estando Jesus junto ao lago Tiberíades, apenas tinha 5.000 pães para alimentar os 5 seguidores que o ouviam"!

Diz cá de baixo o Zé: "olha a grande coisa, alimentar 5 com 5.000 pães! Isso também eu faço!"

O pregador não se deu por achado e continuou a sua prédica.

No ano seguinte voltou o pregador, e o Zé lá estava, sob o púlpito.

E o santo homem pregou: "junto ao lago Tiberíades, Jesus Cristo fez o milagre de alimentar 5.000 pessoas com apenas 5 pães! 5 pães, meus irmãos, para dar de comer a 5.000!" E acrescentou de seguida: "anda Zé, faz agora!"

Responde o Zé das Cabras: "faço pois, com o pão que sobrou do ano passado!"


Carlos Fonseca
alemdasletras disse…
que babuzeira mano veio. Vc loko.
alemdasletras disse…
que babuzeira mano veio. Vc loko.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides