O Álvaro, o ferro e a banha da cobra...




Em 21.10.2011:


Os australianos da Rio Tinto, a maior empresa de minas do mundo, querem investir cerca de mil milhões de euros na exploração de ferro em Portugal, disse fonte próxima das negociações à Agência Lusa.

O projeto será realizado nas minas de Torre de Moncorvo, em Trás-os-Montes, um dos maiores depósitos de minério de ferro da Europa, com recursos medidos e indicados de 552 milhões de toneladas de minério e recursos inferidos de mil milhões de toneladas.

O investimento está a ser negociado entre o Governo, a empresa que detém a concessão da mina até 2070, a MTI - Minning Technology Investments, e a Rio Tinto, refere a mesma fonte.

O Ministério da Economia confirma oficialmente que está "a desenvolver negociações com uma das maiores empresas do mundo para um grande investimento no sector mineiro em Portugal", sem, no entanto, avançar qualquer dado sobre o assunto.

Álvaro Santos Pereira já tinha anunciado a 27 de Setembro na RTP que existia uma multinacional que pretendia fazer um grande investimento em Portugal, escusando-se na altura a avançar com detalhes. link.
Em 12.03.2012:

A anglo-australiana Rio Tinto não confirma interesse em investir nas minas de ferro de Moncorvo. Ao Jornal de Notícias, fonte oficial da empresa chamou-lhe "especulação da Imprensa portuguesa". E por isso não comenta. O investimento anunciado há cinco meses pelo ministro Álvaro é considerado "especulação jornalística" pela Rio Tinto, o grupo mineiro supostamente interessado na exploração do ferro. link

* * *

Como?



- Não basta o País estar sob uma violenta especulação à volta da sua dívida soberana?

- Será que o Ministro Álvaro resolveu associar-se às manobras especulativas e vai daí resolveu “sonhar” um novo “ciclo do ferro” em Moncorvo?

- Ou algo terá corrido mal nas negociações “com uma das maiores empresas do Mundo” (como na altura ASP se referiu a este projecto)?

- Que equívocos habitam a serra do Reboredo, a política de investimento nacional e o marketing governamental?

- Não será melhor encontrar rapidamente uma justificação credível para estes “desmandos”?


É que corremos o risco de estarmos confrontados com um terrível dilema: em vez de um ministro da Economia temos pela frente um "vendedor de banha da cobra"...


Comentários

Eu não entendo nada de minas e da sua respectiva exploração,mas eu pergunto porque é que não houve no Passado nem no Presente,nenhuma
Emprêsa portuguesa que explorasse a riqueza mineral que,segundo já li
existe em Portugal?!Se Moncorvo tem
a maior reserva mineral de ferro da Europa,porque não se extrai e não se monta lá os Altos Fornos?!Pois no Passado,em vez de se ter construído os Altos Fornos na Outra Banda,que aliás já foram destruídos,deviam de explorar o ferro de Moncorvo e de ter instalado em Trás-os Montes,a Alta
Metalurgia de Portugal.
Os Empresários portugueses,estão a investir no estrangeiro e os
patrioteiros filhos da pata que os amassou em má hora,que desgovernam o País,estão a vender Portugal aos bocados ao interêsse estrangeiro.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides