A guerra civil espanhola ainda não terminou (2)

Por
Manuel Paula Maça


Gostei particularmente do artigo. Preocupa e dói o que fizeram a Baltazar Garzon e a sede de ajuste de contas com o passado recente por parte da igreja católica espanhola. A honestidade e a integridade moral têm, frequentemente, um preço elevado.

Como amante de História, recordo que o “Caudillo de España por la Gracia de Dios” usava de outros requintes, para além do fuzilamento: o garrote, os trabalhos forçados, por exemplo.  Depois, vinha a gasolina, para o resto…

Sabemos, também, que Salazar foi um dos adversários e inimigos da II República Espanhola (14 de Abril de 1931, se bem me lembro), já que ameaçava a sobrevivência do Estado Novo. Inversamente, o Estado Novo também preocupava a República, e com razão, como se provou. Se a oposição portuguesa se acolhia em Espanha, com particular apoio de Manuel Azaña (entre outros, claro), os opositores espanhóis acolhiam-se em Portugal (destaque para a linha de Cascais). Consta que, entre nós, a venda de propriedades chegava a ser publicitada em pesetas!

Com o início da “sublevação”, Salazar fez uma série de jogos duplos, nomeadamente com a França e a Inglaterra. Deixava passar material de guerra e entregava os refugiados a Franco, sabendo que iam ser fuzilados e cremados a seguir. O Rádio Clube Português (c. 1930), localizado na Parede, viria a ser estação de rádio ao serviço do Franquismo, emitindo em Castelhano, embora muitas notas históricas omitam este facto.

Agradou-me particularmente o livro “Portugal e a Guerra Civil de Espanha”, de Iva Delgado, que achei bastante documentado e fundamentado; actualmente ando com “Salazar e a Guerra Civil de Espanha”, de César Oliveira.  Ambos se recomendam.

Enfim, um tema interessante, não propriamente por boas razões.

Comentários

e cremados? bolas pá gastavam lenha neles?

acho que os fornos crematórios são mais uma mania alemã que espanhola

que até davam a extrema unção aos roxos antes de enchê-los de chumbo

viva la muerte y viva cristo rey
basta ver pelos mineiros das astúrias que dura desde 1928...agora com menos dinamite e menos comboios descarrilados

é a crise...

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides