O 10 de junho, o ridículo e a Senhora de Fátima


Não vou falar da Senhora de Fátima, a única personagem que tem mais heterónimos do que Fernando Pessoa. Vou referir-me aos exóticos edis da Câmara de Ourém, aos seus anseios autárquicos e à frivolidade das reuniões camarárias.

Segundo o jornal «O Mirante», a edilidade de Ourém, “quer comemorações do Dia de Portugal em Fátima”. O delírio místico, próprio da região, partiu de um edil do PSD que pretende as referidas comemorações, em 2013, na Cova da Iria, um terreno de pastorícia que as cambalhotas do Sol e as visões da Irmã Lúcia transformaram num lucrativo local do setor terciário, quer no sentido da ciência económica quer na prática litúrgica, graças à promoção do terço.

A justificação baseou-se na importância «que o santuário de Fátima tem para Portugal e para o mundo», justificação que colheu a unanimidade do executivo municipal (PS/PSD/CDS) e levou à decisão de manifestar tão pia vontade ao Presidente da República.

Com tal argumento certamente se justificariam muitos outros eventos, nomeadamente de natureza desportiva, dadas as dimensões do santuário e as infraestruturas hoteleiras.

O 10 de junho, há muito que perdeu o sentido republicano, com que o feriado foi criado, para se converter na lúgubre evocação da cerimónia com que o salazarismo glorificava a guerra colonial. O atual PR acedeu a ser presidente da comissão de honra da canonização de Nun’Álvares depois daquele milagre que o guerreiro medieval obrou no olho esquerdo de D. Guilhermina de Jesus, curando-a da queimadura provocada pelos salpicos do óleo fervente de fritar peixe, mas a República, apesar da ofensa da canonização ao herói de Aljubarrota e das genuflexões do PR, continua laica.

Será que os trogloditas que formam o executivo camarário de Ourém, habituados a andar de joelhos e a rastejar, sabem o que significa a laicidade do Estado?

Hoje pede-se que as comemorações do Estado se realizem num santuário mariano, quiçá à luz das velas, com o PR a ser recebido pelo batalhão de servitas de Fátima e com uma charanga de cónegos a tocar o Avé. No futuro assistiremos à procissão do «Adeus» a sair da Assembleia da República.

Comentários

A ideia é perfeitamente idiota, pacóvia e contrária à laicidade do Estado.
Não me admira nada que um edil do PPD faça essa proposta de "copo e vela".
Infelizmente, e isso é muitíssimo mais grave, também já não me admiraria muito que o atual PR - dados alguns antecedentes - viesse a colaborar na farsa.
O que ainda - sublinho o "ainda"- me admira um bocado é que o PS local tenha apoiado a piedosa ideia e não tenha sido desautorizado. Quo vadis, PS?
e-pá! disse…
Como este Governo (ainda) não acabou com o feriado do 10 de Junho, os seus 'compinchas' autárquicos, tentam entregá-lo à ICAR, em jeito de compensação pelos 2 dias 'santos' que vão ser eliminados em 2013...
Portanto, para além de ser ridículo será também uma abstrusidade.
Só não se entende porque razão o PS integrou essa 'unanimidade' (camarária). A não ser que a promoção do caciquismo tenha capturado - integralmente - agenda política do Poder Local.
Nada do que está a suceder neste País nos deve surpreender. Existem sempre duas razões: ou está no memorando da troika ou não há alternativas...
E o racional é aguardar a criação a 'festa de S. Camões'. Mesmo não existindo nenhum 'santo' com esse nome. Pode perfeitamente transformar-se numa questão de 'empreendedorismo'. Um jargão que passou a justificar tudo...

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides