SE UMA MERKEL INCOMODA MUITA GENTE, DUAS MERKEL INCOMODAM MUITO MAIS


Afinal não há só uma Merkel. Noticiou ontem o “Diário de Notícias” que se realizou em Lisboa um “Forum Portugal/Alemanha”, no qual, entre outras notabilidades, participou Petra Merkel, Presidente da Comissão do Orçamento do Parlamento Alemão.


Segundo aquele jornal, entre esta Merkel e a outra há uma diferença: enquanto Angela pertence à CDU (partido democrata-cristão), Petra é do SPD (Partido Social-Democrata).

Este SPD está agora na oposição ao governo de Angela, e faz parte da Internacional Socialista, a que também pertence o PS Português.

Pois aos jornalistas Petra declarou esta coisa original: “Portugal está no bom caminho!”

Parece que estamos a ouvir os detetives Dupond e Dupont das histórias de Tintin, que ilustram este post:

Angela – “Portugal está no bom caminho!”

Petra – “Eu diria mesmo mais: Portugal está no bom caminho!”

Já se sabia que os alemães são destituídos de sentido de humor (é público e notório que são incapazes de perceber uma anedota). Mas pelos vistos também não têm o sentido das conveniências e do bom senso. Insultam-nos, pensando que estão a elogiar-nos.

Se tivesse um mínimo de senso político, Petra, em vez de se informar junto dos notáveis do “Forum”, teria tido a delicadeza de conversar primeiro com os seus camaradas do Partido Socialista português. Certamente que estes não lhe diriam que Portugal está no bom caminho. Mas pelos vistos não se dignou fazê-lo.

O mais grave é que este pequeno episódio faz temer que não haja grande coisa a esperar das próximas eleições na Alemanha: o mais provável é que andemos de Merkel para Merkel.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides