28 de maio de 1926

Hoje é um dia de luto para os democratas e, muito especialmente, para os republicanos.

Há 87 anos, um levantamento militar, de índole nacionalista e antiparlamentar, trazia já no bojo o fermento totalitário que começou por uma ditadura militar e acabou na tirania fascista, depois de ter sido designada como Ditadura Nacional.

Gomes da Costa saiu de Braga, uma cidade moldada pelo catolicismo mais reacionário, e acabou aclamado na Avenida da Liberdade, em Lisboa, à frente de 15.000 homens.

Era a desforra de monárquicos miguelistas, do catolicismo caceteiro e de todos os órfãos de João Franco ou de Paiva Couceiro. António Sardinha, Hipólito Raposo e Rolão Preto eram os ideólogos do integralismo lusitano cujo ódio à República rivalizava com o ódio à monarquia constitucional. Era a liberdade que os intimidava na desvairada deriva que já percorria a Europa e desaguaria no Fascismo.

O Centro Académico da Democracia Cristã (CADC), organismo pouco recomendável, forneceria os quadros do que viria a ser a mais longa ditadura europeia. A Constituição Política de 1933 definir-se-ia como antiparlamentar. A aliança da Igreja católica foi o esteio da longa ditadura. Salazar foi o algoz de serviço mas não lhe faltou a bênção do cardeal Cerejeira e o apoio e admiração do fascismo internacional.

Perseguições, prisões arbitrárias e sem culpa formada, torturas, assassinatos, degredo, demissões da função pública, violação da correspondência e toda a espécie de sevícias foram reservadas para os adversários políticos. O divórcio era proibido. A mulher era impedida de administrar os seus próprios bens, função do «chefe de família».

A instrução obrigatória passou a 4 anos para rapazes e 3 para raparigas. As escolas eram separadas por sexos e até a Irmã Lúcia acabou por confessar ao cardeal Cerejeira que Salazar era o «enviado da Providência», a mesma expressão que o Papa de turno usaria para se referir a Mussolini.

Dessa longa noite, das arbitrariedades e dos crimes que colocaram Portugal na cauda da Europa recordo os altos níveis de mortalidade infantil e materno-fetal. Portugal não era a casa comum dos portugueses, era a prisão onde viviam a fome, a ignorância e o medo.

No perigoso declive em que nos encontramos urge defender o que resta das conquistas do 25 de Abril e gritarmos a plenos pulmões: «Fascismo nunca mais»!

A única conquista irreversível foi a descolonização, com todos os dramas que a insânia fascista provocou.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides