Similitudes estratégias do antanho e actuais…


Livro-vos da guerra, mas não vos livro da fome” é uma conhecida frase de António de Oliveira Salazar nos idos anos 40, perante as consequências da II Guerra Mundial.

A memória destes tempos difíceis que já serão residuais entre os portugueses não deve ser esquecida.

Foi a época da ‘sopa dos pobres’ sucedânea da famosa ‘sopa do Sidónio’ que surgiu nos anos subsequentes à I Guerra Mundial.

Actualmente, as filas à porta das instituições de solidariedade social nada devem ao que se verificou nos anos 40.

É certo que ainda não existem senhas de racionamento mas existe o racionamento implícito, isto é, a denegação da acessibilidade ao crédito (não só financeiro, mas também social), a confrangedora ausência de rendimentos, o desemprego, a incapacidade física, a velhice e a exclusão social. A fome é a consequência directa de todos estes vectores, actuando conjugada ou isoladamente, tal é a instabilidade social reinante. A fome mantém-se como uma inseparável companheira do empobrecimento e indiferente à marcha dos tempos.

Estamos, portanto sob uma nova constatação. Passos Coelho (ainda) não o disse explicitamente mas terá acordado para os seus fiéis:
- ‘Livro-vos da troika, mas não da fome’.

Esta será a macabra e repetitiva estratégia para resolver os problemas nacionais que ciclicamente nos fustigam. Esta será a verdade ocultada por detrás de cegas medidas de austeridade. Esta a rota para o subdesenvolvimento que nos cercou no ‘consulado’ ditatorial de Salazar e que nos ameaça de novo.

Os tempos são outros mas o histórico denominador comum permanece inalterado: A ameaça de FOME!

Comentários

Unknown disse…
Se não entendesse este artigo como uma brincadeira, diria que a lucidez se foi. Com o Prof. Salazar, tivemos efeitos externos com consequências nefastas. Foi a Guerra (altura em que proferiu a frase que serviu de inspiração à peça).
Com Passos Coelho, não me recordo de nenhuma guerra ou causa externa que influenciasse as políticas de austeridade sobre parte da população. Têm sido medidas discriminatórias que só abrangem a classe média. Têm sido medidas cirúrgicas que em qualquer país onde a Justiça funciona teriam dificuldade de se manter. Pelo menos a Justiça moral!
Comparar a actuação desta gente de Abril com o que se passou durante a 2ª República…
Qualquer parentesco mesmo político com o Prof. Salazar, só vindo de alguém que não está atento à realidade.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides