O guião de Paulo Portas

Enquanto Hannah Arendt fala da “banalidade do mal”, Paulo Portas ilustra a banalidade da incompetência e da sofreguidão do poder.

O guião dado à luz, com gestação de termo, não é o conjunto de medidas que o Governo devia tomar, é o programa do CDS para se apresentar a eleições contra o PSD, quando o Governo cair ou o PR se deixar cair.

A banalidade do guião, a que aumentou a letra e os espaços, para contrariar o número de páginas anunciadas por Marques Mendes, contrastou com a criatividade do jornalista do Independente e gestor da empresa de sondagens Amostra cuja falência ficou escondida no escândalo da universidade Moderna.

Paulo Portas, à frente do Governo, é menos estulto do que Passos Coelho, mas a inépcia aproxima-os. O primeiro parece um estadista dentro de um fato de bom corte e o outro não passa de um cantor lírico que tem faltado aos ensaios e ambos são erros de casting.

A insistência na herança, a arrogância com que pedem satisfações à oposição pelos erros que eles próprios cometeram, começa a soar a disco de uma grafonola a que o PR não se cansa de dar à manivela.

A alegada saída da recessão, ainda que ténue e com riscos de retrocesso que o OE-2014 fomente, serve para esconder a responsabilidade em tão longa e profunda desgraça e não como trunfo de uma governação ponderada, eficaz e coerente.

O Governo, em vez da bandeira nacional que desbota nas lapelas dos cúmplices, devia, tal como os maços de tabaco, trazer bem visíveis os malefícios que causa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides